Existe um grande debate sobre a mudança ambiental que esta acontecendo em todo o planeta e o fato é que seus efeitos são maiores do que imaginávamos. Pode- se observar, com estudos, que em nossas calotas polares o gelo está derretendo a uma velocidade alarmante, enquanto outros relatórios afirmam que, em vez de perder o gelo estamos realmente ganhando gelo. Perder ou ganhar, uma mudança ambiental ainda está presente e pode trazer um dano irreparável ao planeta.
Nada melhor do que imagens para comprovar que essas mudanças estão cada vez maiores, confira:
Em apenas três anos, entre 2011 (à esquerda) e 2014 (direita), Lake Oroville em Oroville, Califórnia, diminuiu drasticamente devido a correntes de ar excepcionais.
Nessas fotos tiradas em 1980 (à esquerda) e 2012 (direita), vemos claramente o quanto as massas de gelo no Ártico diminuiu. Os cientistas estimam que o Ártico teria verões totalmente livre de gelo em 2040.
Entre 1941 (à esquerda) e 2004 (direita), a geleira de Muir em Alaska recuou mais de doze quilômetros e diluíu por mais de 800 metros. A água do oceano encheu o vale substituindo o gelo.
Para revelar as consequências chocantes de desmatamento no Brasil, uma foto é suficiente. O lado esquerdo da imagem mostra uma parte da floresta Amazônica e o lado direito ilustra a mesma área desmatada pouco tempo depois.
Matterhorn, um dos picos mais altos da Europa, localizado nos Alpes, na fronteira entre Itália e Suíça, está corroendo como resultado da fusão de água da geleira na cimeira. O encolhimento da massa de neve também é óbvia nestas fotos tiradas em 1960 e 2005.
Siga nas redes:
Facebook: Nandy Martins
Instagram: @nandy_martins