Curiosidades

7 motivos do porque você deve parar de usar chinelos o tempo todo no verão

Você sabia que usar chinelos demais não é muito bom para a nossa saúde? Veja quais são os motivos do porque você deve parar de usar chinelos.

Anúncios

Quando chega o verão ou em lugares onde o clima costuma ser mais elevado, o uso de chinelos aumenta bastante. Mas, você sabia que usar chinelos demais não é muito bom para a nossa saúde? Estudos científicos realizados pela Associação Médica Americana de Podologia mostram que, por causa dos fungos, calos e do formato de “pinça” do pé, o uso de chinelos a longo prazo pode ser prejudicial. Veja quais são os motivos do porque você deve parar de usar chinelos:

1 – Risco de bactérias e fungos

Caminhar usando chinelos converte seus pés em um verdadeiro receptáculo de bactérias. A estafilococos é, sem dúvida, uma das mais perigosas (nos casos mais graves, especialmente na presença de feridas abertas, pode até causar a amputação de um membro), mas também é importante prestar atenção a infecções por fungos, em verrugas e no “pé de atleta”, altamente contagioso e doloroso.

2 – Maior risco de quedas

Ao usar chinelos, você deve se certificar de que seus pés estão em contato com o solo e que aderiram bem ao calçado. Ao usá-los, você também precisa dobrar mais os joelhos e os tornozelos, o que acabará levando a uma caminhada distorcida e a um risco maior de tropeçar e cair.

3 – Danos ao calcanhar

Mais um dos motivos do porque você deve parar de usar chinelos. A sola fina significa que, a cada passo, os calcanhares estão sujeitos a esforços e tensão um pouco mais consideráveis. Além disso, esse impacto repetitivo pode provocar dor severa, especialmente ao usar chinelos por um longo período.

4 – Formação de bolhas

As tiras laterais são o único ponto de fixação do pé ao chinelo. E o fato de esfregarem contra a pele a cada passo significa que acabarão irritando-a, causando bolhas dolorosas, que podem acabar se transformando em feridas abertas, expondo o pé a possíveis infecções bacterianas.

5 – Agravamento de calos

O aperto dos dedos para manter os chinelos nos pés pode causar calos, especialmente aqueles formados entre o dedão e o segundo dedo do pé, onde fica a tira, tornando o uso ainda mais doloroso.

6 – Perigo de tendinites e joanetes

A postura alterada que ocorre quando se usa chinelo impõe uma carga maior nas articulações e nas pernas. As articulações devem fazer um esforço maior para compensar o desequilíbrio, expondo assim o pé a uma série de problemas, que podem variar de dores simples a tendinites mais severas e joanetes.

7 – Materiais tóxicos

As tiras laterais que prendem o chinelo são muitas vezes feitas de látex, material que causa alergia a muitas pessoas ou pode conter BPA (bisfenol A), uma substância considerada causadora de alguns tipos de câncer. Nesse caso, é melhor optar por modelos de pano ou de couro.

E você, já teve algum desses problemas acima? Comente!

Em Alta

content

As gambiarras mais criativas que você já viu #3

Todo brasileiro que se preze já fez diversas gambiarras na vida. O curioso é que você não precisa ser um gênio para dar origem a uma dessas“obras de arte”..

Continue lendo
content

Uma imagem vale mais do que mil palavras

Muitas vezes nos encontramos em situações um tanto quanto peculiares, do tipo que é capaz de nos dizer inúmeras coisas e que vale mais do que mil palavras..

Continue lendo

Você também pode gostar

content

9 pessoas que já garantiram um lugarzinho no inferno

Muitos de vocês já fizeram inúmeras pegadinhas, mas hoje mostraremos algumas pessoas que já possuem um lugar no inferno por terem exagerado um pouco.

Continue lendo
content

As instruções mais engraçadas do mundo

Uma lista de quatro imagens onde as empresas se empolgaram e colocaram um manual de instruções em coisas extremamente aleatórias.

Continue lendo
content

Pokémon GO está para ser atualizado! E você não vai acreditar no que está por vir

Pokémon GO foi lançado e logo superou todas as expectativas de downloads; muitos pensaram que o jogo não teria mais surpresas, e olha só: estavam errados

Continue lendo