Curiosidades

7 truques secretos para deixar de ser tímido

Anúncios

O simples fato de ter que falar com um grande público te dá calafrios? Você não consegue chegar na pessoa que tá afim por medo de ser rejeitado? Prefere não dar sua opinião por medo de ser repreendido ou passar vergonha? Se você se identifica, é uma pessoa tímida. Não, ao contrário do que muita gente pensa, a timidez não é de fato um problema… A não ser que ela te atrapalhe a executar as atividades que você precisa.

Caso isso aconteça, então é sinal de que chegou o momento de fazer algo para mudar. Mas e agora? O que fazer? No início pode ser complicado abandonar esse tipo de comportamento, mas tenha em mente que você não precisa se transformar em outra pessoa, apenas resolver questões pontuais que podem estar sendo prejudiciais para seu bem estar.

Tente criar novos hábitos

O que você faz de diferente para tentar se superar? Se vencer a timidez é uma de suas metas, o que anda fazendo para conquistar isso? Se a resposta for “nada”, então você tem alguns probleminhas. Tente adquirir novos hábitos, a exemplo de sair sozinho de vez em quando. Pode não ser muito fácil, mas ir só para algum lugar pode te dar a oportunidade de conhecer pessoas novas e desenvolver sua habilidade de comunicação.

Você não precisa ficar dizendo que é tímido

Muita gente tímida tem a mania de usar isso como desculpa. Bem, você não precisa fazer isso. As pessoas próximas a você podem entender isso naturalmente, ou ao mesmo tempo, nem perceber. Acredite, esse não é um sinal tão visível quanto imagina. E se está buscando por mudança, tente não se importar com o que os outros pensam ao seu respeito. Esse é um grande passo a seguir!

Auto sabotagem não é caminho

Isso não acontece apenas com pessoas tímidas, mas nesses casos, pode se traduzir em um sentimento bem mais intenso. Sim, definitivamente podemos ser nossos piores inimigos. Pare de deixar as coisas para depois e faça tudo no momento certo. Não deixe as oportunidades passarem. Se você está pretendendo chamar aquela pessoa para uma conversa, por exemplo, não adie isso… Faça de uma vez.

Não precisa se cobrar tanto

Normalmente, uma pessoa tímida é extremamente perfeccionista. Ela deixa de fazer ou falar alguma coisa por medo de errar, de fazer algo que não deveria. Talvez esse tipo de comportamento seja reflexo de algo vivido na infância, quando os pais exigiam demais. A grande questão é que você precisa parar de se cobrar tanto… Não precisa ser perfeito e inclusive, dá pra errar as vezes… É algo normal. Assim, você consegue até mesmo aprender mais com a vida e fortificar seus relacionamentos.

Conheça seus pontos fortes

Para evitar que a timidez tome conta de você, faça uma lista. Nela, coloque todas as suas qualidades. Pode escrever tudo aquilo que você acredita que te façam uma pessoa legal. Em seguida, dá até pra pedir ajuda pra um amigo ou um parente, pra fazer com que a lista fique mais completa. Depois disso, é possível se sentir muito mais seguro em relação a si mesmo, pois você afirma tudo de bom que tem para oferecer ao mundo… Que tal experimentar?

Não fique se comparando

Tenha em mente que cada pessoa é um ser único, com habilidades diferentes. Não é porque você não faz o que tal pessoa dá conta de fazer, que você se torna alguém menos importante. Fazendo o que foi sugerido no item acima, será possível entender melhor sobre si mesmo. Apenas tenha em mente que você tem seu potencial e aposte cegamente nisso.

Escolha com cuidado suas amizades

Normalmente, uma pessoa tímida tem menos amigos, mas aqueles que tem são realmente os melhores. Disso não dá pra se queixar, os tímidos sabem construir boas amizades quando querem. Mas fique atento… Na tentativa de se livrar da timidez, muita gente acaba se juntando a pessoas ruins e esquecendo os velhos amigos.

A esperança de ter popularidade pode acabar destruindo seus princípios. O melhor mesmo é tentar ser mais comunicativo e estabelecer metas pessoais, que você poderá alcançar diariamente… Não é preciso andar com as pessoas mais conhecidas para conseguir superar sua timidez.