A Rússia pretende construir uma cidade subterrânea
É isso mesmo, a Rússia quer construir uma cidade subterrânea, pelo menos em parte, o projeto foi elaborado pelo estúdio de arquitetura inovadora AB Elis Ltda. e ganhou o nome de Eco-cidade 2020 e tem como intuito renovar a zona industrial de Mirniy, localizada na Sibéria Oriental através da construção de uma enorme cratera que será cavada até atingir pouco mais de um quilômetro de diâmetro a metade em metros de profundidade, em um lugar onde já habitou uma das maiores pedreiras do mundo.
A ideia principal é criar uma área verde na região agressiva da Sibéria, como se fosse um oásis, mas em meio a um “deserto de gelo”, uma vez que o lugar possui invernos longos e rigorosos contrapondo verões curtos e quentes, além disso, a Eco-cidade estará aberta ao turismo e poderá abrigar mais de 100 mil pessoas.
Seu projeto está dividido em três níveis: uma fazenda vertical com florestas, áreas de lazer e residências, esses três níveis serão cobertos por uma cúpula de vidro que irá proteger a cidade e ainda absorver energia solar através de células fotovoltaicas, haverá ainda um núcleo central para comunicar as diversas circulações verticais e um centro de pesquisa multinivelar. A ideologia do projeto é criar um novo tipo de urbanismo, o qual será altamente denso, porém, harmônico com a natureza.
Siga nas redes:
Facebook: Nandy Martins
Instagram: @nandy_martins