lang="pt-BR"> Afinal, o tomate é uma fruta ou não? - Acredita Nisso?
Acredita Nisso?

Afinal, o tomate é uma fruta ou não?

Para começar, primeiro temos de entender a diferença entre fruta, fruto e legumes.

Popularmente, frutas e legumes são como se fossem frutos doces e salgados, faça o teste, pegue uma maçã, ela é doce, agora pegue uma vagem, ela é não possui o mesmo doce que uma maçã, não é? Pois bem, agora temos de ver qual é a verdadeira definição de fruto.

tomate

Fruto é aquilo que nasce em volta do ovário da flor, o qual contém as sementes, depois que a flor foi polinizada para servir de alimento à semente que vai nascer – quem aí lembra do endosperma triplóide? – ou então até mesmo para atrair possíveis animais que possam comer o fruto e disseminar por aí a semente e dar origem a uma nova árvore.
Sendo assim, ainda temos os casos que chamamos de frutos e pseudofrutos, que diferem apenas da origem de seu material suculento.

Portanto, o tomate é sim um fruto, assim como a berinjela, o pimentão, a abobrinha e o pepino, por outro lado, os pseudofrutos são a maçã, o abacaxi, o figo, o caju e o morango, aliás, você sabia que aqueles pontinhos pretos que temos na parte de fora do morango são na verdade suas sementes?

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Sair da versão mobile