Atividade para aprender a ler: 10 sugestões
Com paciência e boas estratégias, você consegue executar uma atividade para aprender a ler. Esta tarefa parece desafiadora, mas tem como executá-la em casa com a família e principalmente em sala de aula.
Como ensinar a criança a ler?
Desde cedo, mesmo quando não compreende as coisas do mundo, a criança deve ser estimulada a ter contato com os livros. Ela deve folhear as páginas para ver as figuras e interagir com diferentes texturas e materiais.
Os pais devem ler para os filhos em casa. Além disso, também podem criar o cantinho da leitura para incentivar o aprendizado.
A leitura passa a fazer parte da vida de uma criança de forma gradual. E, por volta dos 7 anos, os pequenos iniciam o processo de alfabetização. Eles não só conhecem as letras do alfabeto, como também são estimulados a juntar as primeiras sílabas para formar palavras.
Em suma, para ensinar uma criança a ler, é necessário começar com a apresentação das letras, introduzir a fonética e ensinar a escrita de palavras simples, como nomes de animais, alimentos e objetos do dia a dia.
A partir daí entram em cena os exercícios de repetição, com muitas atividades para possibilitar a memorização. Portanto, a prática regular faz com que a leitura se desenvolva com o tempo de forma natural.
Reunimos algumas ideias de atividade para aprender a ler e explicamos como executá-las. Acompanhe!
Ideias de atividade para aprender a ler
Caça-palavras
Esta atividade de alfabetização coloca a criança em contato com novas palavras, o que possibilita ampliar o vocabulário com o passar do tempo. A ideia é que, através de um exercício simples, ela consiga juntar as sílabas.
Bingo de letras
Neste caso, é necessário criar cartelas com as letras do alfabeto. A criança deve reconhecer as letrinhas e falar cada uma delas em voz alta.
O vencedor do bingo pode ser recompensado com doces ou algum brinquedo.
Contação de história
Faça uma roda com as crianças e inicie a contação de uma história, que pode ser fábula, conto de fadas ou alguma lenda do folclore brasileiro, por exemplo. Para tornar a narrativa mais interessante, aposte em recursos como fantoches e objetos. Além disso, varie a entonação da voz e faça gestos.
Muitas vezes, a roda de histórias possibilita o primeiro contato das crianças com a leitura.
Jogo da forca
Outra atividade para aprender a ler que funciona muito bem é o jogo da forca. Neste desafio, a criança precisa preencher espaços em brancos com letras, até formar uma palavra.
Se não for possível preencher todas as lacunas, tem como adivinhar a palavra misteriosa.
Fonte: Pexels
Jogo da memória
O jogo da memória pode ser construído com pares de palavras que tenham algum tipo de correspondência, como é o caso do início com a mesma sílaba ou letra.
Leitura compartilhada
O professor pode propor para que as crianças leiam um texto em voz alta na sala de aula. Cada aluno deve ler um trecho para desenvolver a fluência e a confiança. A prática da leitura em voz alta também pode acontecer em casa com a família.
Fantoches de dedo
Estimule as crianças a aprender a ler para que elas possam compreender uma determinada história infantil curta. Com base nesta narrativa, elas devem produzir fantoches de dedo para criar um teatro.
Os fantoches de dedo, ou dedoches, podem ser confeccionados de diferentes formas, como o uso de feltro ou papel.
Letras com imãs
Em casa, os pais podem imprimir as letras do alfabeto e colocar ímã em cada uma delas. Em seguida, deixe as letrinhas fixadas na geladeira e peça para que a criança forme palavras. É uma atividade para aprender a ler interativa e educativa, que pode ser executada enquanto a mãe está cozinhando ou lavando louça.
Jogo das rimas
Rimar é uma tarefa muito divertida e que ajuda a criança a entender a relação que existe entre as palavras. As próprias canções infantis possuem rimas que podem ser exercidas para gerar consciência fonológica.
Na prática, a brincadeira funciona assim: o adulto diz uma palavra e a criança tenta encontrar outra palavra simples com a mesma terminação (gato e pato, por exemplo).
Aplicativo para aprender a ler
Existem diversos aplicativos que servem de apoio para a alfabetização, ou seja, que reúnem exercícios divertidos e ao mesmo tempo educativos, que podem ser realizados através de um celular ou tablet.
Portanto, se você busca por atividade para aprender a ler, considere estes apps como uma alternativa:
Ler e Contar: encontre desenhos para colorir e atividades para adivinhar a primeira letra das palavras.
Aprender a Ler e Escrever: o app fala uma palavra em voz alta e a criança precisa desenhá-la com o dedo na tela do celular.
Silabando: como o próprio nome já sugere, o app pede para a criança formar separar e contar as sílabas das palavras.
Graphogame: este app, lançado pelo MEC, promove a consciência dos sons das letras e palavras, o que ajuda muito no processo de aprender a ler. A grande vantagem é que ele funciona offline.
No vídeo abaixo, a psicopedagoga Taise Agostini ensina uma atividade para aprender a ler com rolos de papel. Aprenda:
Por fim, escolha uma atividade para aprender a ler e siga a estratégia apresentada. Assim, você tem como inserir a criança no universo da leitura de forma interativa e divertida. Só não se esqueça de respeitar a fase de cada criança e o estágio do seu nível de desenvolvimento.