Se você gosta de futebol, vai adorar este artigo com as 10 curiosidades sobre a copa do mundo feminina que talvez você não saiba. Confira agora!
A cada 4 anos voltamos nossas atenções para a Copa do Mundo. Esse evento contagiante reúne diversas culturas e povos em um único objetivo: vencer a maior competição de futebol do mundo. Muito se fala sobre a competição masculina de futebol, mas poucos são os lugares que reúnem informações e curiosidades sobre a copa do mundo feminina.
Nesse artigo vamos falar sobre 10 curiosidades sobre a copa do mundo feminina que você talvez não saiba. Então embarque conosco nessa viagem ao tempo de curiosidades e descubra coisas inusitadas sobre a copa do mundo feminina.
Curiosidades sobre a Copa do Mundo Feminina
Fonte: Pexels
A Copa do mundo de futebol feminino é um torneio global em que seleções femininas afiliadas à FIFA competem. Essa competição ocorre a cada quatro anos, sempre um ano após a realização da Copa do Mundo masculina.
Sua primeira edição aconteceu em 1991 e foi realizada na China. Das oito edições realizadas, quatro seleções já foram premiadas vencedoras sendo quatro vezes os Estado Unidos, dois títulos para a Alemanha e um título para Japão e Noruega, cada um.
Nesses 32 anos de competição, seis países já sediaram a competição, foram eles: China, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Suécia. Austrália e Nova Zelândia são os últimos países a sediarem a competição, tornando-a uma edição histórica, já que vai ter dois países sede.
Separamos algumas curiosidades sobre a copa do mundo feminina que são interessantes e valem a pena conhecer.
Você conhece os idealizadores da Copa do Mundo?
Quando falamos em criação da Copa do Mundo o primeiro nome que devemos citar é Carl Anton Wilhelm Hirschmann. Um holandês que foi o segundo secretário-geral da Federação por vários anos e durante todos esses anos planejou reunir seleções de diversos países.
Todo esse planejamento não saiu do papel, mas abriu caminhos muito importantes para que o próximo presidente da federação deixar seu nome na história.
O segundo nome é do francês Jules Rimet. Sua importância vem da percepção de que havia espaço para realizar um campeonato entre as seleções em virtude da popularidade do futebol. Então, depois que assumiu a FIFA em 1921, Jules Rimet organizou o projeto e foi o responsável pela organização da primeira Copa do Mundo.
Quando começou a copa do mundo feminina?
A primeira Copa do mundo feminina foi organizada pela FIFA em 1991 e aconteceu na China. Nessa oportunidade, quem saiu vencedora foi a seleção dos Estados Unidos.
As americanas arrasam qualquer um
A seleção dos Estados Unidos é a que carrega mais títulos. A seleção foi campeã em 1991, 1999, 2015 e 2019. A segunda seleção que mais venceu é a Alemanha que tem 2 títulos, seguida pelo Japão e Noruega, cada uma com um título cada.
Edição histórica com dupla sede
Uma das curiosidades sobre a copa do mundo feminina que é mais interessante é que a copa de 2023 é a primeira a ser sediada por dois países. Então a Austrália e a Nova Zelândia vão dividir a sede do evento.
Artilharia pesada
A maior artilheira de todos os tempos da copa do mundo de futebol feminino é a nossa rainha Marta. Já são 17 gols marcados no evento e, outra das curiosidades sobre a copa do mundo de futebol feminino é que Marta já anunciou que, aos 37 anos, vai se aposentar depois da copa de 2023.
Um grande investimento
A edição de 2023 vai ter a maior premiação da história, alcançando o total de U$150 milhões. O valor será repartido entre as equipes participantes. Mesmo tendo sido um valor recorde para as equipes femininas ainda não passa nem perto do valor para o torneio masculino.
O valor do prêmio chegou a U$440 milhões e foi dividida entre as 32 seleções que participaram da copa do Catar.
Cobertura da televisão
A Copa do mundo feminina de 2023 vai ser transmitida em mais de 150 países pela TV Globo e também vai ser possível assisti-la pelo Globoplay e pelo SportTV. Dando ainda mais visibilidade para a competição.
Maior número de perdas em competições
A Nigéria é a seleção de futebol feminino que mais teve derrotas em Copas mundiais de futebol feminino. No total foram 16 vitórias.
A menor de todas
Dentro todas as jogadoras que já entraram em campo, a menor mede 1 metro e 46 centímetros. Seu nome é Javier Grez e ela defende a seleção do Chile.
Qual foi o record de gols?
O maior número de gols já registrado em um jogo foi na final da Copa do Mundo de futebol feminino em 1991. Michelle Arkers marcou incríveis 10 gols na partida ajudando a seleção dos Estados Unidos a conseguir a primeira medalha de ouro na competição.
Os Estados Unidos também carregam outra das curiosidades sobre a copa do mundo mais impressionantes, sendo a seleção que mais venceu jogos, com um total de 33 vitórias conquistadas em 43 partidas jogadas.
Muito interessante, não?
São muitas curiosidades sobre a copa do mundo feminina e destacar as melhores delas é difícil. Outra curiosidade interessante é que o atual troféu foi realizado em 1998 para a edição da copa do mundo de 1999. Foi desenhado com uma faixa em espiral que envolve a bola de futebol presa no topo.
Esse modelo representa o atletismo, o dinamismo e a elegância que o futebol feminino tem. Na base do troféu estão gravados todos os nomes de cada um dos vencedores do torneio.
A peça pesa 4,6kg e tem 47cm de altura. É feito de prata e revestido em ouro amarelo e branco de 23 quilates. O valor estimado da pesa é de R$30.000,00. A cada novo ano um troféu é fabricado para que cada campeã possa leva-lo para casa.
Todas essas curiosidades são muito interessantes, certo?
É uma pena que o futebol feminino seja tão desvalorizado e que pouca coisa seja compartilhada a seu respeito, mas torcemos para que cada vez mais as mulheres do futebol sejam valorizadas e recebam todo o mérito que merecem.
E você, gostou do artigo 10 curiosidades sobre a copa do mundo feminina que talvez você não saiba? Qual das curiosidades foi a mais diferente para você?
E se você gosta de futebol, não deixe de conferir o nosso artigo sobre Quais os jogadores com mais Champions League? Conheça os recordistas do torneio.
Agora confira mais 9 curiosidades sobre a copa do mundo feminina