Curiosidades
De onde surgiram as lendas brasileiras?
Anúncios
Como dissemos, são bastante conhecidas, mas poucas pessoas sabem a origem de sua criação ou até mesmo o motivo para isso. Pensando mais sobre isso e amando a cultura brasileira, resolvemos buscar para vocês o início de tudo e explicar melhor essas histórias. Aproveite o espaço para marcar seus amigos e familiares, pois temos certeza de que eles vão adorar saber também.
Curupira
Há muitas controvérsias sobre a data de criação dessa lenda. O padre jesuíta espanhol José Anchieta escreveu sobre esse personagem e o denominou como “demônio que acometem os índios”. O Curupira era considerado uma criatura perigosa e os índios e bandeirantes o veem como algo malicioso, demoníaco e muito temido. Isso tudo porque o personagem estava associado a diversos casos de violência, abusos, horror psicológico e rapto de crianças. Capaz de enfeitiçar as crianças, a história diz que ele as capturavam e devolviam para os pais após 7 anos, por isso ficou conhecido como um mau espírito.
Lenda do Boto
A Lenda do Boto ou Boto Cor-De-Rosa, como muitos conhecem, é de origem indígena e surgiu na região amazônica, Norte do país. A história foi criada como uma justificativa da gravidez fora do casamento. Ainda hoje, principalmente na região da Amazônia, as pessoas costumam afirmar que uma criança é filha do boto. Isso, é claro, quando não sabem quem é o pai. A lenda diz que o animal costumava se transformar em um belo homem nas noites de lua cheia. Ele geralmente aparece nas comemorações dos Santos Populares do mês de junho.
Mula Sem Cabeça
A lenda da Mula Sem Cabeça provavelmente teve sua origem nos povos da Península Ibérica e chegou à América pelos portugueses e espanhóis. Ganhou força inicialmente na área rural do Brasil, mais precisamente na zona canavieira do Nordeste e interior do Sudeste. Existem algumas versões sobre o conto. Uma delas é de que se a mulher dormir com o namorado antes do casamento pode se enfeitiçar e virar a mula. Essa é uma das histórias mais conhecidas do folclore brasileiro e aparece em diversas obras literárias, inclusive nas de Monteiro Lobato.
Negrinho do Pastoreio
A lenda do Negrinho do Pastoreio é bastante conhecida no Sul do Brasil. Sua origem é africana e cristã e surgiu no século XIX. O conto fala sobre uma criança escrava que apanhava muito do seu dono. Certo dia ele foi mandado para cuidar dos cavalos, mas um fugiu. Quando seu dono percebeu, resolveu castigá-lo com muitas chibatadas e quando ele estava quase morto, seu dono o jogou em cima de um formigueiro e deixou. No dia seguinte seu dono o vê sem nenhum machucado, montado no cavalo que havia fugido e ao lado de Virgem Maria, a padroeira do menino.
Lobisomem
A origem desta lenda é europeia e surgiu no século XVI, mas aparece em alguns mitos gregos. Reza a lenda que um homem se transforma em lobisomem em noites de lua cheia após ser mordido por um lobo. Seu corpo adquire garras, fica coberto por pelos e a criatura começa a uivar em busca do seu alimento preferido: o sangue. Até os dias de hoje essa lenda causa medo nas pessoas que vivem nos campos, principalmente.
Boitatá
A origem dessa lenda é indígena e a palavra Boitatá, em Tupi-Guarani, tem o significado de Cobra (boi) de Fogo (tatá). Apesar de origem indígena, encontra-se o animal em um texto do século XVI do Padre Jesuíta José de Anchieta.
Saci-Pererê
Original das tribos indígenas do Sul do Brasil, a lenda do Saci-Pererê hoje é uma das mais famosas do folclore. A história existe desde o fim dos tempos coloniais. Inicialmente o personagem principal era descrito como um homem negro com suas pernas e um rabo. Graças a influência africana, ele perdeu uma perna lutando capoeira. Uma de suas características mais marcantes é o cachimbo que está sempre fumando. O seu gorro vermelho vem do folclore do norte de Portugal e possui poderes sobrenaturais.
Em Alta
Por que há um buraco na tampa da caneta?
Você já se perguntou por que a tampa da sua caneta possui um buraquinho? Não é apenas uma ideia do design, ele está presente em todas as tampas porque pode garantir a sua segurança.
Continue lendo4 Achados incríveis e inacreditáveis
Uma lista de quatro imagens de achados incríveis pelas ruas que nunca se imaginou encontrar algo do tipo, bem curioso e raro.
Continue lendoVocê também pode gostar
Provas de que você está viciado em dormir
Dormir sem dúvida é muito gostoso, tanto que alguns apenas querem fazê-lo, mas você sabia que você pode estar viciado nisso?
Continue lendo