Um blog pode ser utilizado para você atingir vários objetivos. Entre eles estão o de fazer a sua empresa crescer, outro pode ser um espaço para o seu portfólio.
Lembre-se também que outro objetivo pode ser obter retorno financeiro postando informações sobre um assunto do seu interesse, tais como ciência, esporte ou música. Enfim, temas não faltam.
Os blogs são fáceis de criar, pois hoje em dia existem plataformas intuitivas e com recursos amigáveis. É fácil também personalizá-los e efetuar postagens.
Uma das plataformas mais recomendadas é o WordPress, por causa dos seus plugins, mas há também o Joomla!, o Webnode e mais uma série de sistemas de gerenciamento de conteúdo.
Em um blog você pode criar textos, mas caso queira inserir vídeos produzidos por você, os blogs possibilitam esse recurso. Até mesmo arquivos apenas de áudio são suportados, que é o caso dos podcasts.
Objetivo 1 – Melhorar o seu negócio
Você viu que um blog é versátil e que permite atingir os resultados esperados, seja qual for a área de atuação. Caso o seu foco seja o empreendedorismo, confira algumas dicas importantes:
Saiba quem é o seu público-alvo
Um blog é um eficiente canal de interação, por isso, para que você se comunique da maneira correta, trace um perfil do público consumidor do seu produto.
Analise questões como a faixa etária, o sexo, a escolaridade e mais uma série de características fundamentais. Depois disso, direcione as postagens para esse perfil de consumidor.
A segmentação de público é um procedimento importante para a realização de ações estratégicas e, nesse aspecto, um blog auxilia muito.
Reforce a marca da sua empresa
A presença online de um blog permite trabalhar o conceito da sua marca na mente do seu público consumidor. Isso ocorre porque as postagens constituem uma forma interessante de mostrar o seu negócio para os seus clientes.
Invista em SEO
Não é novidade para ninguém o fato de que o Google é uma das fontes preferidas de pesquisa nos dias de hoje. A internet é uma das primeiras opções, seja para as pessoas procurarem entretenimento, notícias e produtos.
Porém, não adianta apenas fazer um blog para a sua empresa, mas é necessário também possibilitar que o seu público-alvo chegue até ele. Portanto, o uso das técnicas de SEO ganha muita importância.
Graças a essas técnicas, você consegue posicionar o seu blog nas posições do Google. Com isso, a sua empresa se torna mais visível ao alcance dos seus clientes.
Monitore as suas postagens
As plataformas de criação de blogs permitem que você analise quais publicações tiveram mais visualizações, em quais horários e em quais dias.
Essas amostras de tráfego possibilitam que você entenda melhor quais são os interesses dos seus clientes. Com isso, você pode traçar melhor as ações das suas campanhas.
Objetivo 2 – Um blog pessoal para ganhar dinheiro
Esse sim é um objetivo que pode ser chamado de “ganhar dinheiro fazendo o que você gosta”. Afinal, imagine a possibilidade de obter retorno financeiro falando de assuntos do seu interesse.
Não é fácil ganhar dinheiro com um blog pessoal, mas também não é uma tarefa impossível. Para isso, é possível seguir algumas dicas bem básicas:
Venda de infoprodutos
Digamos que a sua área de interesse seja culinária e o seu blog fala exatamente sobre esse tema. Nesse caso, você pode vender e-books com receitas, dicas e sugestões de gastronomia.
Além dos e-books, outros formatos de infoprodutos podem ser utilizados, tais como as vídeo-aulas e os podcasts.
Postagens patrocinadas
Vamos a outro exemplo: o seu blog fala sobre histórias em quadrinhos. Nesse caso, você pode fazer uma parceria com uma editora que publica tais materiais.
A partir daí você pode fazer postagens divulgando os artistas e os trabalhos lançados por essa editora.
Google Adsense
Outra forma de gerar lucros com o seu blog é utilizar o programa de afiliados do Google, que colocará em suas postagens anúncios relacionados ao tema.
O lucro será obtido pela quantidade de cliques que os visitantes efetuarem nesses anúncios.
Lembre-se que para monetizar o seu blog pessoal ele deve ter tráfego elevado. Por isso, divulgue-o nas redes sociais e também não se esqueça das técnicas de SEO.
Objetivo 3 – Portfólio
Profissionais como jornalistas, publicitários e fotógrafos atualmente podem atuar como freelancers em suas respectivas áreas. Desse modo eles podem utilizar um blog para mostrar os seus trabalhos.
Capriche no visual
Você necessita de um portfólio apresentável e organizado, portanto, escolha templates visualmente atrativos e que tenham relação com o seu segmento de atuação. O WordPress apresenta muitas alternativas de templates.
Atualize constantemente
Não crie o blog para depois abandoná-lo na vastidão do espaço virtual. Atualize o seu conteúdo, mostre trabalhos recentes e sempre esteja atento para os comentários.
Conclusão
Um blog pode auxiliar você de várias maneiras, basta você manter o foco certo nos seus objetivos e trabalhar sério para alcançar os seus objetivos.
Portanto, esqueça a ideia de que blog é só um hobby. Se você quiser e souber utilizá-lo da maneira correta, ele pode ser um grande aliado para impulsionar o seu sucesso.