Antes de tudo, não estamos falando para você se entupir de chocolate todos os dias, afinal isso pode resultar em diabetes, mas sim comer moderadamente, além disso, estamos abordando aqui o chocolate com altos teores de cacau.
Uma equipe de pesquisadores italianos realizou uma meta-análise de vários estudos, observando especificamente o que acontece com o cérebro de uma pessoa logo depois do consumo de flavanol de cacau. Pelo que tudo parece, o consumo de cacau, além de aumentar a memória e a função cognitiva a curto prazo, com a ingestão regular também podemos ajudar a proteger contra o declínio cognitivo à medida que envelhecemos. Sendo assim, o chocolate pode ser um alimento excelente para o nosso cérebro.
Os flavonóis de cacau faz com que haja um aumento no fluxo sanguíneo em partes chave do cérebro, melhorando a memória, a capacidade de atenção e até a velocidade do processamento de imagens visuais.Em adultos jovens e saudáveis, os efeitos eram mais leves, somente teste cognitivos exigentes foram capazes de notar os benefícios. O que mais surpreendeu os pesquisadores foi descobrir que comer chocolate regularmente afeta a parte do cérebro ligada a cognição relacionada a idade. Mas o que isso significa? Bom, o cacau melhora significativamente o desempenho do cérebro em adultos mais velhos que já sofrem de declínio cognitivo leve.
Se você olha o mecanismo subjacente, os flavonóis de cacau têm efeitos benéficos para a saúde cardiovascular e podem aumentar o volume sanguíneo cerebral no giro dentado do hipocampo. Esta estrutura é particularmente afetada pelo envelhecimento e, portanto, a fonte potencial de declínio da memória relacionada à idade nos seres humanos”, afirmaram as autoras do estudo, Valentina Socci e Michelle Ferrara, da Universidade de L’Aquila.
Ainda, os flavonóis de cacau ainda podem ser usados como “uma nova ferramenta interessante para proteger a cognição humana” e para tratar diferentes tipos de declínio cognitivo, na privação de sono ou em um declínio natural da cognição na velhice. A único fator que devemos temer é o açúcar e o leite adicionados no chocolate, e a melhor escolha é o chocolate amargo.