Curiosidades

Esta cidade pega fogo há mais de 50 anos, mas por que?

Anúncios

Como é possível uma cidade estar pegando fogo há mais de 50 anos? Tudo começou ainda no ano de 1962, quando a tranquila cidade de Centralia, na Pensilvânia, Estados Unidos, começou a pegar fogo. Ninguém sabe qual a origem do incêndio, mas a química pode ajudar a explicar porque até hoje existe fogo por lá.

O que acontece é que a cidade fica no topo de um dos maiores depósitos de carvão do mundo. Isso trazia muitas coisas para a cidade, até porque, na época, o carvão era uma das principais fontes de energia, tendo alimentado até a Revolução Industrial.

Na década de 1800, os mineiros da cidade explodiram túneis no subsolo para pegar o carvão, mas em meados de 1900, muitas das minas foram abandonadas. Mais uma vez, não se sabe como esse incêndio se iniciou, mas a teoria mais forte é que o fogo começou em um aterro sanitário, incendiou um carvão próximo as minas e se espalhou.

Para quem não é especialista em química, o carvão é formado em milhões de anos por pântanos cheios de matéria orgânica (árvores, raízes, lama). A pressão sobre a matperia orgânica aumenta a medida que as camadas de terra acima crescem ao longo do tempo, e toda água e outras substâncias das plantas e árvores enterradas são esmagadas, formando o carvão, que acaba sendo principalmente carbono.

Quando o carbono do carvão se mistura com o oxigênio, ele se acende. Pode até começar espontaneamente, se uma chama próxima. Os túneis que os mineiros cavaram, alimentaram as chamas, e isso fez com que criasse um ciclo vicioso. O carvão queima de uma maneira lenta e estável, o que significa que leva muito tempo para queimar.

Enquanto houver calor, combustível e oxigênio, o fogo não se apaga. Como o carvão contém uma fonte natural de combustível (carbono), ele pode continuar queimando, desde que haja calor e oxigênio para mantê-lo, e é por isso que os incêndios em minas de carvão podem durar por séculos. O fogo de Centralina ainda pode queimar por cerca de 250 anos. O vídeo abaixo mostra um pouco mais da cidade:

Você também pode gostar

content

8 coisas malucas que estão à venda na China

O mundo é repleto de curiosidades e de fatos que são bem estranhos, tanto que até hoje não acostumamos com todos os produtos comercializados pela China.

Continue lendo
content

Mulheres julgam homens pelos calçados que usam, diz pesquisa

Se você usa aqueles calçados furados e sujos vai correr e comprar um novinho após ler essa matéria. Caso contrário será julgado de forma negativa.

Continue lendo