Curiosidades
A Internet agora é um Direito Básico do ser humano
Quem que a Internet iria se popularizar tanto assim ao redor do mundo? E ainda se tornar indispensável para praticamente qualquer rede de comunicação?
Anúncios
Vamos pensar assim: por causa de seu constante e elevado uso, a Internet passou a ser considerada um direito humano básico pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, sendo assim, países que intencionalmente retirarem ou interromper o uso/acesso à Internet de seus cidadãos estarão cometendo um crime.
Aprovada na semana passada, a resolução foi ainda contestada por países como Rússia, China, Arábia Saudita, África do Sul e Índia, com a passagem que: “condena inequivocamente medidas para prevenir ou interromper o acesso à nossa divulgação de informações online intencionalmente”.
O principal ponto por trás da resolução é a defesa e a promoção da liberdade, que observa que o acesso à Internet abre diversas portas para uma educação acessível e inclusiva globalmente, sem falar que ela também permite acelerar o progresso humano.
O problema é que a ONU não possui autoridade para impor resoluções legalmente, ela atua mais como uma diretriz, um consenso entre diversos países do que é condenável e o que não é.
Portanto, aqueles responsáveis por impor as diversas sanções aos países são os próprios países membros, que, por uma decisão da ONU, passam a impor restrições até que se chegue a um acordo.
Sendo assim, é muito provável que o acesso global à Internet demore um pouco para ser integrado em todos os países.
Você também pode gostar
Porquê dormir faz com que você se lembre de coisas esquecidas
Quem aí não gosta de dormir? Acho que ninguém, não é mesmo? Afinal, chega uma hora do dia em que tudo o que queremos é deitar na cama e dormir...
Continue lendo