Já se questionou sobre o que é viver por princípios bíblicos? A verdade é que, se você se considera uma pessoa cristã, é fundamental saber do que exatamente isso se trata.
Compreender o que acontece quando choramos por alguém que já morreu, por exemplo, é uma maneira de reconhecer que nossa vida é orientada por preceitos bíblicos.
Afinal de contas, sendo cristão, a base deve ser os escritos bíblicos, uma vez que se crê que foram dados pelo próprio Deus.
Sendo assim, acaba sendo indispensável compreender o que é viver por princípios bíblicos, haja vista que é isso que trará a nossa salvação.
Basicamente, ter um estilo que se baseia em princípios bíblicos quer dizer possuir algumas convicções fundamentadas na fé.
A busca por verdade e um propósito mais profundo na vida é um trajeto que, em algum ponto, todos nós decidimos percorrer.
Na procura por sentido e direção, muitos acabam sendo magnetizados pela sabedoria milenar presente na Bíblia.
Então, se você quer entender um pouco melhor sobre o que é viver por princípios bíblicos, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
Veja também: 13 coisas proibidas pela Bíblia e você faz quase todos os dias e nem percebe
O que é viver por princípios bíblicos?
Optar por um modo de vida fundamentado em princípios bíblicos vai muito além de apenas obedecer a um conjunto de normas, entende?
Saber o que é viver por princípios bíblicos vai muito além disso.
Cada passo que damos em direção a essa sintonia com os valores bíblicos nos permite criar um ambiente de harmonia e respeito mútuo, nutrindo relacionamentos genuínos e fortalecendo nosso impacto na sociedade.
Amor e Compaixão
Logo que o questionamento “o que é viver por princípios bíblicos” surge, é perfeitamente comum associar ao amor e compaixão.
E isso acontece justamente devido ao fato de o próprio Cristo ter afirmado que o amor é um dos maiores mandamentos.
Isso quer dizer que o cristão deve amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo.
Justiça e Integridade
A justiça é outro pilar central dos ensinamentos bíblicos. Isso significa tratar todos com igualdade, agir com integridade e buscar a justiça em todas as situações.
O que é viver por princípios bíblicos, se não lutar por justiça e integridade em todas as nossas ações?
Fé e Confiança
A fé é o alicerce de uma vida baseada em princípios bíblicos.
E isso não significa apenas ter fé em Deus, mas também confiar no plano Dele para nossas vidas e conseguir entregar nossas preocupações e ansiedades nas mãos Dele.
É a confiança e a fé que faz com que sabemos o que acontece quando choramos por alguém que já morreu, por exemplo.
Generosidade e Gratidão
A Bíblia tá sempre batendo na tecla da generosidade e gratidão, né?
Então, quando a gente fala sobre o que é viver de acordo com os princípios bíblicos, não tem como não falar disso.
Significa ser generoso não só com as nossas coisas, mas também com nosso tempo e atenção.
E, claro, é mega importante ter um coração grato, reconhecendo e agradecendo pelas coisas boas que a gente recebe todo dia.
Perdão e Reconciliação
Também não há como falar sobre viver por princípios bíblicos e não citar o papel do perdão e reconciliação, duas coisas fundamentais.
Perdoar também é uma grande base dentro do cristianismo. Todos devem estar sempre dispostos a oferecer o perdão.
Agora, no que tange à reconciliação, trata-se de um passo a mais. É uma maneira de buscar restaurar relações que, por alguma razão, foram quebradas.
Ou seja, é a predisposição de fazer as pazes com aqueles que você outrora perdoou.
Disciplina e Perseverança
A disciplina e a perseverança são também princípios bíblicos importantes.
Significa manter-se resoluto em nossas crenças, mesmo quando é desafiador, e continuar perseguindo nossas metas e praticando boas ações, apesar das adversidades que possam surgir.
Entender o que é viver por princípios bíblicos vai além de seguir um conjunto de regras sem questionar; é sobre abraçar um modo de vida que espelhe os valores e lições contidos na Bíblia.
Caráter
Não há como falar sobre o que é viver por princípios bíblicos e deixar de mencionar a questão do caráter, uma vez que é uma das coisas que é mais falado na bíblia.
De forma resumida, podemos definir “caráter” como aquilo que uma pessoa faz quando ninguém está observando.
Se você estiver em um local sozinho, com ninguém lhe observando, quais seriam as suas atitudes e ações?
A bíblia costuma falar bastante a respeito da importância em se ter um caráter reto, justo e íntegro.
Um grande exemplo disso é o livro de Provérbios, o qual possui diversos conselhos sobre o fato de se ter um caráter digno, honrado, com retidão e integridade.
Mordomia
A Bíblia gentilmente nos recorda que tudo o que temos é um presente gracioso de Deus, e somos meros zeladores desses tesouros.
Ser um mordomo responsável engloba a administração atenciosa e plenamente consciente de tudo aquilo que Deus nos agraciou – seja o nosso tempo, as habilidades que possuímos, os recursos financeiros que utilizamos e até mesmo o cuidado do nosso planeta.
Então, o que é viver por princípios bíblicos? É aceitar que somos guardiões de tudo o que possuímos e, por isso, devemos utilizá-los de maneira prudente e responsável.
Autogoverno
O autogoverno é um conceito que a Bíblia fala bastante e que tem a ver com a nossa capacidade de nos gerenciar e controlar nosso próprio comportamento.
A Bíblia dá maior ênfase em sermos autocontrolados e disciplinados em todos os aspectos da nossa vida.
Ou seja, controlar o que a gente pensa, sente, faz e deseja, tudo de acordo com o que Deus ensina.
Individualidade
Uma outra coisa que devemos mencionar é que a bíblia também nos exorta que cada um é feito à imagem de Deus.
Ou seja, isso quer dizer que todas as pessoas possuem um valor próprio e inerente, específico na vida.
Portanto, acaba sendo fundamental respeitar a individualidade de cada pessoa, haja vista que se trata de um princípio bíblico fundamental.
Nesse caso, envolve opiniões e decisões de todas as pessoas, ainda que você não concorde com todas elas.
Conclusão
Ao longo deste artigo, exploramos profundamente “o que é viver por princípios bíblicos”. E, como pudemos observar, não se trata apenas de seguir regras ou tradições, mas de uma verdadeira transformação interna que reflete em ações e atitudes coerentes com os ensinamentos da Bíblia.
Em cada segmento da vida, seja no caráter, na justiça, no amor ou na individualidade, compreender e praticar “o que é viver por princípios bíblicos” é reconhecer a importância da orientação divina na jornada humana.
Ao adotarmos esses princípios em nossa rotina, caminhamos em direção a uma existência mais plena, significativa e alinhada ao propósito maior que Deus estabeleceu para cada um de nós.
Portanto, que essa reflexão sirva como um estímulo constante para buscarmos, a cada dia, viver de acordo com os preceitos bíblicos, honrando assim a nossa fé e a nossa missão como cristãos neste mundo.
Agora confira quais são os 7 princípios bíblicos para o sucesso: