Curiosidades
Por que fazer álcool em gel caseiro pode ser perigoso?
Anúncios
Em virtude de tudo isso, muita gente acabou recorrendo a internet para procurar uma forma de conseguir o produto sem gastar milhões. Dessa forma, começaram a surgir muitas receitas caseiras para a gente produzir o nosso próprio álcool gel em casa. No entanto, o que a maioria não sabe, é que fazer o seu álcool em gel caseiro pode ser um verdadeiro tiro no pé, pois, além de ser perigoso para a nossa saúde, ao invés de não proteger contra o coronavírus, ele pode até potencializar a ação do vírus.
Nessas receitas caseiras, normalmente é usado o álcool líquido (aquele de cozinha mesmo) como base. Segundo o CFQ (Conselho Federal de Química), manusear o álcool em grandes concentrações, pode causar terríveis acidentes, que podem ser desde irritação da pele até incêndios mais graves.
Mesmo parecendo ser simples, o processo de se fazer o álcool em gel em casa, não é tão simples assim. O famoso álcool em gel que é vendido nas farmácias, passa por diversos testes onde verificam a concentração de álcool além de outras variáveis importantes, todas estabelecidas por pesquisas que testam a eficácia do produto contra os vírus.
Dessa forma, como o álcool gel caseiro não segue essas regras de testes, não se prova a garantia de que o produto elimine mesmo o coronavírus. E, como foi dito acima, ele pode fazer, inclusive, o papel oposto. Segundo o CFQ, dependendo do que se utiliza como espessante, ao invés dos microorganismos serem eliminados, eles podem ter a sua proliferação potencializada.
Outro ponto que muito se fala é na % importante. É ideal que a concentração seja 70% para a melhor eficácia na eliminação do vírus. Quanto maior a concentração, mais rápido evaporam, e, dessa forma, não dá tempo de matar os micróbios. Além disso, é preciso que a solução tenha uma quantidade de água, que ajuda a dar um empurrãozinho para o álcool conseguir entrar na célula e matar o patógeno.
Mas então, qual seria a solução para combater o vírus sem o álcool gel? NENHUMA. Basta lavar sempre as mãos com água e sabão.
O álcool em gel é indicado apenas para eventuais saídas, na ausência de um local para higienizar as mãos. Mas, como a recomendação é ficar em casa, não tem porque você precisar do álcool em gel, não é verdade?!
Em Alta
5 Pessoas que consertaram as coisas de maneira criativa
Uma pequena lista de cinco imagens de gambiarras e consertos de maneira criativa feitos em objetos do dia a dia, algo que você não pensaria.
Continue lendoVocê também pode gostar
A triste realidade da Páscoa
Uma realidade grande da páscoa é que apenas as crianças ganham doces enquantos os adultos perdem esse privilégio e se tornam tristes.
Continue lendo