Por que se usa a letra K para representar o número 1000?
Você com certeza já viu a letra k seguida de um número na internet, mas você sabe por que se usa a letra K para representar o número mil?
O uso da letra “K” para representar o 1.000 não é muito comum nos dias de hoje, mas já foi muito utilizado no passado. A origem dessa prática é curiosa e envolve a história das unidades de medida. Descubra agora por que se usa a letra K quando queremos representar o número 1.000.
Nos últimos anos, tanto games, redes sociais ou outros meios tecnológicos adotaram a letra “K” para representar o valor 1.000. Porém, muitas pessoas não sabem a razão disso e, por isso, resolvemos te explicar agora.
Por que se usa a letra K para representar o número mil?
Antes da adoção do sistema decimal, era comum utilizar diferentes unidades de medida para representar quantidades diferentes. Por exemplo, para medir comprimentos, utilizava-se a polegada, a jarda, o pé, a braça, entre outras unidades.
Para representar o mil, que é uma quantidade grande, os antigos romanos utilizavam a palavra “mille” ou o símbolo “M”. Com a adoção do sistema decimal, o “M” passou a representar o número mil.
No entanto, a letra “K” também começou a ser utilizada para representar o mil, especialmente em países de língua inglesa. Isso ocorreu porque a letra “K” é a abreviação de “kilo”, que significa mil em grego.
Fonte: Freepik
Sendo assim, o motivo é bem simples. A leta “K” vem que da palavra quilo, que no inglês é escrito com k, kilo, o que justifica a representação em “K”. A escolha da palavra se deve pelo fato de segundo o Sistema Internacional de Unidades o prefixo “quilo” significar realmente mil.
É justamente por esta padronização que outras medidas também são representados por letras, como “H” para centena, “M” para milhão, “G” para bilhão e “T” para trilhão.
Na internet, muito se usa a letra k para representar mil. Seja para curtidas ou seguidores, o k abrevia nas redes sociais a quantidade. Fulano tem 10k, ou seja, 10 mil seguidores. Um vídeo teve 100k, ou seja, 100 mil visualizações. Isso acaba poupando espaço na hora de digitar.
Então, se você tinha a curiosidade sobre por que se usa a letra K, agora você já sabe!
O uso da letra “K” para representar o mil é uma prática que tem origem na história das unidades de medida. Embora não seja muito comum nos dias de hoje, ainda é possível encontrar referências a essa prática em alguns contextos, especialmente em países de língua inglesa.
Porém, muito se usa na internet essa prática.
E você, costuma usar a letra k para representar mil?