O rodízio de carros em São Paulo é uma medida adotada pela Prefeitura da cidade para reduzir o tráfego de veículos e melhorar a mobilidade urbana na cidade.
O sistema funciona de acordo com a placa do veículo, proibindo a circulação de determinados automóveis em dias e horários específicos, dependendo do número final da placa. A medida é obrigatória para todos os tipos de veículos, desde carros particulares até ônibus e caminhões.
No entanto, existem algumas exceções para as regras do rodízio em SP, como para veículos de pessoas com deficiência ou com doenças crônicas, que podem solicitar a isenção. Neste texto, vamos entender melhor como funciona o rodízio na cidade de São Paulo e quais são as regras e exceções.
Como funciona o rodízio de carros em São Paulo?
Placas e dias de rodízio
Abaixo, você confere os finais de placas e dias em que os veículos definidos pela lei não poderão circular normalmente.
Exemplo: um carro com último número da placa “7” não poderá trafegar nas vias na quinta- feira, pelo tempo estabelecido pela prefeitura.
● Segunda-feira: placas com finais 1 e 2;
● Terça-feira: placas com finais 3 e 4;
● Quarta-feira: placas com finais 5 e 6;
● Quinta-feira: placas com finais 7 e 8;
● Sexta-feira: placas com finais 9 e 0.
Horários do rodízio
Ao todo, são 6 horas de limitação de tráfego: 3 horas pela manhã (7-10h) e 3 horas à tarde/noite (17-20h).
À parte desse espaçamento de tempo, o motorista pode trafegar normalmente.
Caso esses horários não sejam respeitados, os condutores estarão sujeitos a uma infração média de 4 pontos na CNH, mais um valor de multa de R$ 130,16.
Elas podem ser aplicadas por diferentes órgãos, o que causará uma enorme dor de cabeça ao proprietário do veículo, uma vez que múltiplas multas podem ser aplicadas no mesmo dia, seja pela Polícia Militar, seja pela Rodoviária Federal e Estadual ou até a Guarda Municipal.
Regiões do rodízio de carros em São Paulo
Pela legislação, grandes seções da Lapa, Barra Funda, Brás, Pinheiros, Ipiranga, Vila Mariana e Vila Clementino estão sob o rodízio.
Confira abaixo as delimitações das vias fornecidas pelo site da Prefeitura de São Paulo:
1. Marginal do Rio Tietê, entre Avenida Salim Farah Maluf e Marginal do Rio Pinheiros;
2. Marginal do Rio Pinheiros, da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes;
3. Avenida dos Bandeirantes, em toda a extensão;
4. Avenida Afonso D’Escragnole Taunay, em toda a extensão;
5. Complexo Viário Maria Maluf, em toda a extensão;
6. Avenida Presidente Tancredo Neves, em toda a extensão;
7. Avenida das Juntas Provisórias, em toda a extensão;
8. Viaduto Grande São Paulo, em toda a extensão;
9. Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, entre Viaduto Grande São Paulo e Avenida Salim Farah Maluf;
10. Avenida Salim Farah Maluf, em toda a extensão.
Isenções do rodízio
Os motociclistas estão totalmente isentos dos horários de rodízio, bem como os proprietários de carros elétricos e proprietários de veículos a combustão que possuam alguma deficiência física-motora (PCD).
Conclusão
O rodízio de carros em São Paulo foi uma medida implementada pela prefeitura da cidade e São Paulo para tentar reduzir a quantidade de veículos circulando nas vias da cidade. Sendo assim, ajudou a diminuir o congestionamento e, consequentemente, a poluição do ar.
Embora tenha gerado algumas críticas e polêmicas quando foi implementado, o sistema tem apresentado resultados positivos ao longo dos anos. Para os motoristas que precisam circular na cidade, é importante ficar atento aos seus dias e horários no rodízio.
É importante também buscar alternativas de transporte, como o uso de transporte público ou até mesmo meios como bicicletas. Em resumo, o rodízio de carros é uma das medidas adotadas para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida na cidade de São Paulo.