Últimas palavras: veja as frases ditas por 14 personalidades antes de sua morte
Você já se perguntou quais seriam suas últimas palavras? Parece mórbido e estranho, mas é um fato: algum dia vamos proferir aquelas que serão nossas últimas palavras antes de morrer.
Hoje em dia, com a tecnologia e tudo mais, é de se pensar que talvez nossas frases finais fiquem gravadas nas redes sociais, em grupos Telegram e WhatsApp e outros canais digitais. Porém, até bem pouco tempo atrás, as pessoas só continuavam a viver através dos relatos e dos registros que outras pessoas faziam após a sua partida.
Dessa forma, é normal pensar no que as mentes mais brilhantes ou ao menos as pessoas mais conhecidas da história disseram em seus últimos suspiros. E para sanar um pouco dessa curiosidade, hoje trouxemos uma lista com as frases derradeiras de 14 das personalidades mais importantes e influentes do mundo.
Então, confira até o final e não perca nada interessante.
Últimas palavras de personalidades antes de sua morte
As últimas palavras de uma pessoa muitas vezes carregam um peso significativo, pois são os momentos finais em que alguém tem a oportunidade de se expressar antes de partir deste mundo.
Ao longo da história, diversas personalidades marcantes proferiram frases que ressoaram através do tempo, deixando-nos reflexões profundas e, por vezes, um vislumbre de sua personalidade, pensamentos e emoções no momento derradeiro.
Confira em seguida alguns desses relatos.
1. Mozart (27 de janeiro de 1756 – 5 de dezembro de 1791)
“Ouço meu Réquiem adiantando-se… A voz da morte toca minha mente. Deixe-me terminar. Sinto o gosto da morte em meus lábios, um sabor que não é dessa terra.”
Mozart, um dos maiores compositores da história da música clássica, proferiu essas palavras enquanto estava no leito de morte. A saber, ele estava trabalhando em seu famoso Requiem, que, de certa forma, parecia prever seu próprio fim iminente.
2. Getúlio Vargas (19 de abril de 1882 – 24 de agosto de 1954)
“Saio da vida para entrar para a história.”
Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, deixou essas palavras escritas pouco antes de cometer suicídio em meio a uma crise política em 1954. Assim, sua morte teve um impacto profundo na história do país.
3. Últimas palavras de Olavo Bilac (16 de dezembro de 1865 – 28 de dezembro de 1918)
“Me deem café! Eu quero escrever!”
O renomado poeta brasileiro Olavo Bilac, um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras, pronunciou essas palavras enquanto lutava contra uma pneumonia que o levou à morte. No entanto, sua obra poética continua a inspirar gerações de amantes da literatura no Brasil.
4. Leonardo da Vinci (15 de abril de 1452 – 2 de maio de 1519)
“Dizei-me se eu já fiz alguma coisa. Ofendi a Deus e aos homens porque meu trabalho não chegou à qualidade que deveria!”
O gênio renascentista Leonardo da Vinci, cujas contribuições incluem a Mona Lisa, o Homem Vitruviano e outras pinturas famosas, expressou sua insatisfação com sua própria obra momentos antes de falecer. Suas criações, entretanto, continuam a marcar a história da arte e da ciência.
5. William Shakespeare (26 de abril de 1564 – 23 de abril de 1616)
Fonte: Pixabay
“Boa noite, boa noite! A separação é uma tristeza tão doce que direi boa noite até que amanheça.”
William Shakespeare deixou-nos com palavras poéticas que ecoam em nossos corações até hoje.
6. Maria Antonieta (2 de novembro de 1755 – 16 de outubro de 1793)
“Perdoo todos os meus inimigos e espero que eles também me perdoem.”
A rainha da França, Maria Antonieta, que enfrentou o trágico destino da guilhotina durante a Revolução Francesa, demonstrou uma notável compaixão em suas últimas palavras. Dessa forma, nem parece que é a mesma da frase “Não tem pão? Que comam brioches!”, não é mesmo? No entanto, a lição aqui é que nunca é tarde para se arrepender.
7. Últimas palavras de John F. Kennedy (29 de maio de 1917 – 22 de novembro de 1963)
“Não, você não pode.”
Você provavelmente já assistiu filmes que relatam o mistério que envolve a morte de JFK. Afinal, uma história tão fascinante é um prato cheio para plataformas de streaming, grupos de filmes Telegram, etc.
E essa história fica ainda mais bizarra quando sabemos as últimas palavras de John Kennedy. O presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, foi assassinado em Dallas, Texas, enquanto participava de um desfile. Essas palavras foram ditas em resposta a uma pessoa que o elogiou momentos antes do trágico evento.
8. Thomas Edison (11 de fevereiro de 1847 – 18 de outubro de 1931)
“É muito bonito lá.”
O prolífico inventor Thomas Edison pronunciou essas palavras antes de sua morte, deixando espaço para especulações sobre sua visão final.
9. Steve Jobs (24 de fevereiro de 1955 – 5 de outubro de 2011)
“Oh, uau.”
Enquanto isso, o co-fundador da Apple, Steve Jobs, conhecido por seu espírito inovador, deixou o mundo com uma expressão de surpresa em suas últimas palavras.
10. Charles Darwin (12 de fevereiro de 1809 – 19 de abril de 1882)
“Eu estou muito cansado, Senhor, estou indo para casa.”
O cientista que revolucionou nossa compreensão da evolução expressou sua fé e fadiga em sua partida final.
11. Albert Einstein (14 de março de 1879 – 18 de abril de 1955)
Fonte: Pixabay
“Eu tenho feito a minha parte, é hora de partir. Adeus.”
Albert Einstein, o genial físico autor da Teoria da Relatividade, refletiu sobre sua jornada extraordinária e se despediu.
12. Napoleão Bonaparte (15 de agosto de 1769 – 5 de maio de 1821)
“França, exército, chefe do exército, Joséphine.”
As últimas palavras de Napoleão mencionaram a França, seu exército e sua amada esposa, Joséphine.
13. Últimas palavras de Galileu Galilei (15 de fevereiro de 1564 – 8 de janeiro de 1642)
“E, no entanto, ela se move.”
O cientista Galileu, após desmentir suas próprias descobertas sob ameaça de tortura pela Inquisição, supostamente murmurou essa frase que simboliza sua crença nas leis da natureza.
14. Últimas palavras de Bob Marley (6 de fevereiro de 1945- 11 de maio de 1981)
“Dinheiro não pode comprar a vida”.
O eterno rei do reggae faleceu em decorrência de um câncer que se originou em sua unha do pé e acabou se espalhando por vários órgãos vitais. No entanto, antes de partir, ele nos deixou um último ensinamento. Aliás, essa frase também pode ser interpretada como uma constatação final e pessoal sua.
O que você achou de conhecer as últimas palavras de pessoas tão importantes?
Comente conosco o que você gostaria de deixar para as próximas gerações!