Você conhece a história por trás dos colares e pingentes de ouro?
Desde que temos notícia, o ser humano utiliza diversos acessórios, são colares, brincos, pulseiras, etc, antigamente, esses adereços eram utilizados como amuletos, acreditava-se que eles eram abençoados e que possuíssem poderes sobrenaturais – algumas civilizações ainda os usam com esse intuito – e, hoje, o que temos são joias que visam destacam ainda mais a beleza de uma pessoa. E nada melhor do que o ouro para isso.
Mas por que o ouro? Para começar, ele é um dos elementos conhecidos que menos sofre oxidação durante o tempo, possuindo uma “durabilidade” maior que o restante dos metais, além disso, é altamente maleável, tanto que, com apenas 100g do metal, é possível estica-lo até que chegue a cerca de 1 km de comprimento, além disso, também é muito dúctil, ou seja, o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura é elevado.
Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformação no processo de ensaio de tração são considerados materiais frágeis, o que aumenta ainda mais o seu valor. Por isso, trata-se um metal tão valioso que era e é utilizado, principalmente, em pingente de ouro, tudo bem, antes não se tinha todo esse conhecimento, mas era fácil de ver que trabalhar com o ouro era algo bem mais fácil que com outros metais, com o tempo, foi se tornando cada vez mais procurado, até ser considerado um dos metais mais preciosos que conhecemos, e usá-lo como adorno no pescoço era considerado sinal não apenas de riqueza, mas também de pureza, mais até mesmo que em braços e pernas.
Além disso, existe toda uma simbologia por trás de diversos colares que temos por aí, com os significados mais diversos, seja conhecimento, fé, força, sorte, renascimento, harmonia,
pureza, amor, prosperidade e por aí vai. Na verdade, existe um pingente para tudo, até mesmo para valores negativos, mas isso já é uma história que vai ficar para outro dia, afinal, não precisamos desse tipo de coisa em nossa vida, não é mesmo?
E aí, o que você achou sobre essa matéria? Já conhecia as propriedades do ouro? E sobre a simbologia envolvida nos pingentes? Não deixe de comentar!