Infelizmente, não se sabe ao certo quem as inventou, diversas histórias contam que o primeiro a fabricar uma bota neste estilo foi um sapateiro do Kansas, Texas, nos Estados Unidos. Após a guerra civil de 1865 terminar, vaqueiros que levavam gados para todos os cantos do país perceberam que havia a necessidade de um estilo diferente de botas, uma vez que aquelas que eles utilizavam (as de guerra) não serviam para tal serviço.
Em torno de 1870, alguns cowboys decidiram levar suas botas para que os sapateiros pudessem customiza-las de acordo com as necessidades de suas funções: botas de bicos mais finos para facilitar colocar os pés nos estribos com mais facilidade e eixos mais altos para proteger as pernas e botas mais grossas e resistentes, já o cano longo protegiam as pernas de diversos perigos, tais como: arames farpado, cobras e etc.
As botas eram feitas de couro resistente que serviam para protegerem as pernas dos estribos de madeira e do contato frequente com os cavalos, o salto facilitava o trabalho do cowboy nas trilhas rochosas e íngremes (os sapateiros mais famosos na época eram Charles Hyer, da Hyer Brothers Boots, residente em Olathe, Kansas; e HJ, o “Joe Daddy”, da Justin Boots). As primeiras botas foram criadas somente com a intenção de facilitar o trabalho dos vaqueiros e cowboys, nos dias atuais é sinal de estilo e ícone da moda country, mudando totalmente seu design e tornando-se popular, passando a ter uma maior durabilidade e conforto, além de serem agora produzidas em série, enquanto os sapateiros em meados de 1870 criavam peças personalizadas, hoje em dia, uma fábrica é capaz de produzir centenas de pares por mês.
As botas country também ganharam destaque no cinema, através dos filmes de faroestes, de cowboy, onde os trajes country e suas botas eram bem marcantes.
Mas quais são os tipos de botas country?
Botina: as botinas possuem cano curto, na altura do tornozelo, design rústico, estilo vaqueiro, e podem até ter cadarços, porém, os modelos mais populares contam apenas com elásticos, o que facilita o calçamento e ainda proporciona um rápido ajuste aos pés.
Coturno: Alguns modelos são fabricados a partir de materiais tais como a lona e a napa, entretanto o coturno clássico é feito de couro, bem grosso, impermeável e resistente. Possui sola mais grossa dando maior estabilidade e resistência ao calçado, sua biqueira é reforçada, sendo extremamente dura e resistente à impactos, com o cano alto, fechado em toda sua extensão por cadarços.
Montaria: Feitas em couro, neutras, possuem um estilo mais urbano, seguindo uma linha mais confortável, possuem bico redondo, solado bem leve, cano longo ajustado na perna e salto baixo.
Cano longo/curto: São feitas de couro, com bico fino, possuindo também um estilo mais urbano, com um estilo mais despojado, possuem fivelas e tachas, as de cano longo podem ser facilmente confundidas com a de montaria e seu salto pode variar entre o fino e o grosso.
Texana: tem um cano alongado, com mais de 35 cm. O cano costuma ser elaborado com muitos detalhes para chamar atenção. Também costuma ter salto alto, bico fino ou arredondado, cano alto bifurcado e sem amarração.
Nos últimos anos, homens e mulheres passaram a utilizar as botas country fora das fazendas, ranchos, roças, rodeios e trouxeram o estilo para a vida urbana, tornando-as cada vez mais famosas e caindo no gosto popular das pessoas.