Ciência e Tecnologia
Conheça a substância que pode matar milhões de pessoas
Anúncios
Uma mulher, Irene, foi vítima do vilão em um laboratório. Ela teve contato com 100 microgramas do Polônio-210 e acabou não sobrevivendo.
Alexander Litvinenko também foi sofreu com o elemento, ele era agente do serviço secreto britânico e, em uma reunião de negócios, bebeu um chá com os russos. Acontece que na bebida tinha uma quantidade alta do Po-210. Não demorou muito para ele apresentar os sintomas e vir à óbito. Os médicos dizem que ele ingeriu cerca de 26 microgramas da substância e mesmo com tratamento e atendimento médico rápido ele não sobreviveu.
Acredita-se que mais de 600 pessoas foram expostas ao Po-210 através do contato com Litvinenko, mas ele foi a única vítima fatal.
O Po-210 é um perigo por causa da radiação que emite e pode fazer muito mal à saúde quando ingerido ou inalado, pois pode causar câncer pulmão e feridas na pele. Em Litvinenko, o chá contaminado permitiu que a substância concentrasse em suas células vermelhas, atingindo seus rins, fígado, gônadas e medula óssea. “Conforme o polônio viaja através do corpo, rouba os elétrons de qualquer molécula em seu caminho, e danos ao DNA podem causar morte celular e mudanças que afetam a replicação celular.”
Os primeiros sintomas de contaminação são vômitos, queda de cabelo e falência da medula óssea. Quando a dose é muito elevada, pode-se apresentar problemas gastrointestinal, cardiovascular e até mesmo complicações no sistema nervoso central, conduzindo a vítima à morte.
Siga nas redes:
Facebook: Nandy Martins
Instagram: @nandy_martins
Você também pode gostar
18 gambiarras que exigem sua atenção imediata
Quem aí nunca fez uma gambiarra? Seja por preguiça ou então por necessidade e pressa de se consertar alguma coisa, todo mundo já fez uma gambiarra...
Continue lendo