Você sabe o que significa as cores no tubo de pasta de dente?
Você já reparou que os tubos de pasta de dente e outros cosméticos têm um quadrado colorido no verso de suas embalagens? Não? Então descubra o que as cores no tubo de pasta de dente significam de verdade.
Se você é uma pessoa atenta, com certeza já parou para observar essas marcas retangulares no final das embalagens de pasta de dente e de alguns cosméticos e já deve ter percebido que existe um padrão de cores nelas. Normalmente, elas vêm em azul, verde, preto, vermelho ou branco.
Essas cores já geraram muita polêmica na internet.
Por muito tempo foi divulgado em sites de curiosidades que as cores no verso dos tubos de pasta de dente estavam relacionadas à química presente dos cremes dentais. Segundo a teoria, as cores significavam:
Verde: produto natural
Azul: produto feito a partir de substâncias naturais e medicinais
Vermelho: produto natural, misturado a compostos químicos
Preto: produto inteiramente feito a partir de substâncias químicas
No entanto, essa teoria foi derrubada por especialistas no segmento. O site E-Farsas foi um dos primeiros a contestar esse mito que circulava na internet, explicando que não existem produtos como estes fabricados a partir de substâncias 100% naturais, já que as fábricas trabalham na transformação ou industrialização desses componentes.
Mas afinal, o que são essas cores no tubo de pasta de dente então?
A grande verdade é que as cores no verso dos tubos de pasta de dente e de outros cosméticos estão lá por um motivo muito mais racional. Elas são conhecidas como eye marks (ou marcas de olho) e servem para que os sensores das máquinas de envasamento identifiquem o lugar exato para cortar, dobrar e prensar as embalagens sem danificar o produto.
O professor de Odontologia Jaime Cury, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que a escolha das cores nessas marcações também não têm qualquer embasamento na composição química dos produtos. A impressão dessas cores são feitas de acordo com a tonalidade mais forte usada nas embalagens.
Fonte: Segredos do Mundo